Home

Imprimir E-mail

As mudanças radicais na morbi-mortalidade infantil sugerem que a prevenção das doenças e agravos não transmissíveis deva começar na infância, ou antes, mas evidências de estratégias eficazes de prevenção ainda são escassas ou desapontadoras. Vários estudos epidemiológicos mostraram que as doenças alérgicas e imunodeficiências primárias predominam na faixa etária pediátrica. Desta forma, a prevenção primária destas condições continua um desafio para a Medicina, sobretudo para a Pediatria.

O Serviço de Imunologia e Alergia Pediátrica do HCFMRP-USP oferece residência médica no total de 2 anos. Dispõe de 4 vagas credenciadas pelo MEC para residência e oferece mais 1 vaga para estágio de longa duração, totalizando 5 médicos para o primeiro ano e 5 médicos para o segundo ano.

Ao final do segundo ano de residência, o médico estará apto a se inscrever para a prova de certificação em Alergia e Imunologia Pediátrica, realizada pela AMB/SBP.

Considerando-se estes aspectos, os objetivos do Serviço de Imunologia e Alergia do Departamento de Puericultura e Pediatria do HCFMRP-USP são:

1. Possibilitar aos médicos residentes a capacitação teórica e prática específica na área de Imunologia e Alergia Pediátrica, com treinamento em diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças crônicas que afetam o sistema imunológico em crianças e adolescentes.

2. Oferecer aos médicos residentes o treinamento sistemático em áreas de interface com Imunologia e Alergia Pediátrica, como Dermatologia, Autoimunidade/Reumatologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia.

3. Oferecer aos médicos residentes a oportunidade de apresentação de trabalhos em congressos e de participação em projetos de pesquisa, com disponibilidade de laboratórios equipados para a realização deexames e métodos avançados, incluindo técnicas de biologia molecular, citometria de fluxo e produção e purificação de alérgenos recombinantes.

O Serviço de Imunologia e Alergia Pediátrica do HCFMRP-USP tem como uma característica adicional o treinamento dos médicos residentes em crianças, adolescentes e adultos. Isso se deve à parceria com aDivisão de Alergia e Imunologia Clínica do Departamento de Clínica Médica, sendo conjuntoo programa teórico-prático.

Redes Sociais